Caminhos do Saber

Acreditando que o voluntariado é componente essencial da educação sociopolítica dos jovens universitários, que passam a enxergar a realidade das pessoas mais pobres e entram em contato com as verdadeiras causas dos problemas sociais, desde 2015 o Centro Universitário da Grande  Fortaleza – Unigrande trabalha em parceria com a APEC através do projeto Caminhos do Saber.

Possibilitando aos estudantes a chance de colocar em prática suas competências técnicas e, ainda, a lidar com situações que vão contribuir com o desenvolvimento da sua formação humana, o projeto engloba diversas áreas e oferece a população a oportunidade de apreender e repassar todos os conhecimentos aos quais terão acesso.

Conheça os cursos ofertados:

Português

Aborda a análise e concepção histórica da linguagem escrita e falada, assim como o desenvolvimento de técnicas e conhecimentos relativos à linguagem.

Preparatório para o ENEM

O curso trabalha todo o conteúdo necessário para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM e demais vestibulares do País.

Redação para o Enem

O ENEM não tem como objetivo apenas a verificação do aprendizado de conteúdos básicos, na verdade, o foco principal do exame é verificar as competências e habilidades que o aluno domina. Por isso, o curso de Redação para o Enem oferece treinamentos e explicações com base nos critérios do exame.

Reforço 9º ano

O objetivo principal é ensinar, reforçar e retirar dúvidas dos alunos do ensino fundamental em todas as disciplinas, enfatizando sempre as com maior teor de dificuldade para o aprendizado.

Inglês básico

O inglês é a língua mais utilizada no mundo, sendo o seu conhecimento frequentemente requerido tanto em ambientes profissionais quanto de ensino. No curso de Inglês básico ofertado pela APEC, o aluno aprenderá técnicas de pronuncia e vocabulário para ter condições mínimas de conversação.

Informática básica

Vivemos a era do digital, no qual a informatização está presente em praticamente todos os setores da vida moderna e, atualmente, ter o conhecimento básico de como utilizar um computador é fundamental. Através desse curso, o aluno terá acesso aos principais conhecimentos da informática, como:

Compreender a parte física do computador (peças e placas);

Ligar, desligar, entradas e saídas de conexões;

Utilizar a área de trabalho;

Navegar, pesquisar, baixar arquivos na Internet;

Utilizar programas básicos do Windows e muito mais…

Cuidador de Idosos

O curso prepara o profissional para lidar com pessoas idosas – independentes ou dependentes, acamados ou não, nas diversas instâncias de atenção e gerenciamento de cuidado no domicilio ou nos diversos serviços oferecidos para o cuidado, tais como ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos), Centro dia, Clínicas, entre outros.

Rotinas Administrativas

O objetivo principal desse curso é preparar o aluno para inserção imediata no mercado de trabalho, desenvolvendo nele habilidades e competências que busquem superar as expectativas dos contratantes através de uma postura profissional, criativa, inovadora e competente.

Contabilidade básica

O curso transmite para o aluno um sistema de informação e avaliação destinado a prover demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, tudo com relação à entidade objeto de contabilização.

Primeiros Socorros

O principal objetivo desse curso ofertado pela APEC é ensinar métodos utilizados para salvar vidas e técnicas de proteção e cuidados com vítimas, visando evitar maiores danos até a chegada do atendimento especializado.

Japonês básico

O curso de Japonês básico visa alfabetizar profissionais e torná-los aptos a se comunicar de forma básica e objetiva, através de comunicações orais e escritas, e compreender textos do idioma oriental.

Coreano básico

Através de uma abordagem comunicativa, com foco na leitura, escrita e estrutura da língua coreana, o curso de Coreano Básico ensina o aluno a se comunicar desde o primeiro dia em contextos formais e informais.

Recepção e Secretariado

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e buscando profissionais qualificados. Portanto aprenda a como se tornar um profissional que é de suma importância para empresas de pequeno, médio e grande porte.

O participante aprenderá as técnicas de atendimento presencial e telefônico, conceitos de comunicação e de relacionamento interpessoal, organizar eventos corporativos, sensibilizando-o para a importância do bom atendimento e preparando-o para o exercício das funções de recepcionista/secretário(a).