Projeto social PRIMEIRO PASSO

     

O Projeto social PRIMEIRO PASSO atende a jovens que querem ingressar no mercado de trabalho, Primeiro passo é a primeira atitude, o primeiro movimento para quem quer realizar algo na vida. Com o projeto, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Estado, criou oportunidade para os jovens que não conseguem facilmente ingressar nun estágio em uma empresa privada ou pública. O jovem, por sua vez, aproveite a oportunidade criada pelo Governo e dá o PRIMEIRO PASSO rumo à qualificação profissional. Eles têm a possibilidade de estagiarem em diversos setores e aprenderem atividades que são primordiais para quem quer seguir carreira.

 

    A Associação de Estudos e Pesquisa Técnico Científica participa do PRIMEIRO PASSO 2009/2010 na capacitação de 500 jovens no CURSO PROFISSIONALIZANTE AGENTE ADMINISTRATIVO COM INFORMÁTICA E PROGRAMAÇÃO EM LINGUAGEM JAVA. 

Solenidade de Abertura do Curso em Agosto 2009

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Curso Agente Administrativo com Informática

.

No período de Agosto a Outubro de 2009, mediante convênio firmado com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), a APEC realizou, para 200 (duzentos) estudantes do ensino médio das escolas públicas, o curso profissionalizante Formação em Serviços Administrativos, cuja carga horária foi de 150 h/a. O curso foi realizado nos laboratórios de informática da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza – FGF, parceira da APEC. Com aulas 100% práticas e presenciais, os participantes desenvolveram a habilidade de uso do Word aplicado à criação de ofícios, cartas, memorandos, requerimentos, formulários de controle, uso do Excel Aplicado à Rotina de Pessoal, Produção, Vendas e Financeira, internet para pesquisa, como criar, redigir e enviar e-mails, apresentações em PowerPoint e inglês aplicado à informática. Também foi utilizado, pelos professores e alunos, o ambiente virtual de aprendizagem para postagem de slides de conteúdo, exercícios práticos, fóruns de discussão e comunicação entre os mesmos.  A segunda turma, agora para 300 jovens e com carga horária de 180 h/a ,  foi realizada no período de 12/07/2010 a 15/09/2010.

 

O CURSO DE PROGRAMAÇÃO JAVA                 

 

Em novembro de 2009, dando continuidade ao convênio firmado com a STDS, a APEC iniciou o curso de Programação em Linguagem Java, com carga horária de 450 h/a, para 50 jovens do ensino médio das escolas públicas, selecionados dentre os que mais se destacaram na primeira etapa, com o objetivo de capacitar os mesmos a  desenvolverem  aplicações práticas utilizando a tecnologia JAVA. No referido curso os participantes conhecem onde e como a tecnologia Java está presente em PCs,  telefones celulares, cartões inteligentes, impressoras, webcams, jogos, sistemas de navegação para automóveis, terminais lotéricos, dispositivos médicos, guichês de pagamento de estacionamento e são estimulados a criarem programas para execução em navegadores e serviços da Web e aplicativos para produtos de consumo de baixo custo, telefones celulares e outros dispositivos com tecnologia digital .

 

O curso é desenvolvido com aplicação de exercícios práticos que possibilitam os treinandos compreenderem a função de cada comando e rotina de programação e vivenciar um processo de aprendizagem criativo, estimulante, evitando, assim, a monotonia, o cansaço e o desinteresse. Como exemplo, na disciplina Lógica de Programação, foram demonstradas as rotinas de um game que cria o ambiente tridimensional e a movimentação de objetos e na disciplina Programação Orientada Para Objetos Com Java, o instrutor demonstrou rotinas de um programa para Locadora de DVD que criam os menus de cadastro de cliente, alteração, exclusão e controle de filmes. Os instrutores estimulam os jovens a perguntar e explicam os assuntos com clareza e repetição.  A primeira turma do curso de Programação em Linguagem Java concluiu em 15 de maio de 2010. A segunda, agora com carga horária de 480 h/a, está sendo realizada no período de 20/09/2010 a 01/04/2011.

 

Prof(a). Jousy, disciplina Introdução à Ciência da Computação,

tirando dúvida da jovem Allana.

 

 

           Prof. Ítalo da disciplina Lógica de Programação

 

 

PROJETOS DE CRIAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS PARA O MERCADO PROFISSIONAL

 

 

Os participantes da 2ª edição do curso de Programação em Linguagem Java aprendem  a desenvolver projetos de criação de jogos digitais. Para isto o professor Bruno Saraiva, da disciplina de Game Design, aborda a concepção de arte em cenários, personagens, além da abordagem do documento de design para criação de jogos, efeitos sonoros e demais habilidades necessárias para a realização dos jogos. 

 

A seguir, as imagens das apresentações da turma da disciplina de Game Design.

 

 

 

 

 

  Depoimentos dos concludentes da 3ª Edição do curso Programação em Linguagem Java

 

        
A oportunidade de participar do projeto primeiro passo só me trouxe benefícios. Ajudou-me a aprimorar ainda mais meus conhecimentos, a me relacionar melhor com as pessoas, me trazendo novas experiências e abrindo as portas para o mercado d trabalho.
FLÁVIA DA SILVA

 

 

Este curso representa uma vitoria, pois com ele aprendi a trabalhar em equipe e isso é muito para um futuro emprego. Também aprendi muita coisa importante e que pode ajudar no meu futuro, aprendi também a ter mais responsabilidade e correr atrás dos meus objetivos.
JORGE HENRIQUE

 

 

CLIQUE AQUI  e confira mais comentários.