Apresentação – RCE Volume 6, número 2/2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54805/RCE.2527-1180.v6.n2.159
Abstract views: 44 / PDF downloads: 20

Palavras-chave:

Editorial, Apresentação

Resumo

Apresentamos mais um número da Revista Catarinense de Economia ao leitor e à comunidade acadêmica. A edição traz alguns dos trabalhos com maior impacto nas discussões promovidas no âmbito da XVI Encontro de Economia Catarinense, bem como outros trabalhos de grande relevância para as pesquisas em economia no estado. Além disso, mantemos a editoração de uma seção especial, em que trazemos um texto clássico sobre a economia de Santa Catarina, proporcionando acesso fácil a importantes referências para estudos na área.

Na edição que segue, a RCE contempla os resultados das pesquisas de Andréia do Prado Bueno e Ricardo Lobato Torres, sobre Desigualdade de gênero e mercado de trabalho em Santa Catarina no contexto da pandemia de COVID-19; Ana Carolina Tedesco, sobre Estrutura produtiva de Santa Catarina: uma análise de insumo-produto; Gabriela Crippa, Silvio Antônio Ferraz Cário e Paola Azevedo, com Analysis of the interactions between the national service for industrial training innovation institutes and companies of santa catarina for innovative development; Samuel Henrique Colombo da Luz, sobre a Trajetória inicial da Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) (1994-2010); Valmor Schiochet, Valdir da Silva e Jonas Gabriel da Silva Ribas, sobre O processo de industrialização em Blumenau e sua relação com o cooperativismo: o caso da Cia. Hering, e; Caroline Jacques, Dimas de Oliveira Estevam e Gabriel de Souza Bozzano, sobre A trajetória da Cooperativa Prima do Rio Maior de Urussanga estado de Santa Catarina.

Na sessão "Clássicos da Economia Catarinense", apresentamos o texto Indústria, do Professor Dr. Armen Mamigonian. Esse texto foi publicado no Atlas de Santa Catarina, de 1986, e tornou-se uma referência para os estudos sobre a formação da economia catarinense. Mesmo datado, o texto continua sendo uma importante contribuição para pensarmos questões recentes da economia regional. Fundado em seus estudos clássicos, Mamigonian reforça sua interpretação autoral sobre o papel desempenhado pela pequena produção mercantil na constituição dos setores dinâmicos da indústria regional catarinense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-11-07

Como Citar

Goularti Filho, A., Moraes, F. F. de, & Ronzani, L. D. (2023). Apresentação – RCE Volume 6, número 2/2022. Revista Catarinense De Economia, 6(2), 1. https://doi.org/10.54805/RCE.2527-1180.v6.n2.159

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.