Celso Furtado e a formação de economistas

Autores

  • Dimas de Oliveira Estevam Unesc

DOI:

https://doi.org/10.54805/RCE.2527-1180.v3.n2.70
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Palavras-chave:

Celso Furtado; Economista; Formação Profissional

Resumo

Celso Furtado dedicou grande parte de sua vasta obra à formação profissional do/a economista, destacando a importância do comprometimento profissional desse sujeito para a superação das assimetrias e desigualdades socioeconômicas do País, e ressaltando que a formação do/a economista não pode ser a mesma para todos os países e válida para todas as épocas. Por isso, sua preocupação estava relacionada à dificuldade enfrentada pelos/as estudantes de economia em países subdesenvolvidos, como no caso brasileiro, cujas teorias ensinadas se baseavam em observações feitas mediante a simplificação da realidade, mas que, do ponto de vista estrutural, eram distintas do que era vivenciado pelos/as estudantes. Nesse sentido, o presente artigo aborda o tema da formação de economistas a partir da perspectiva furtadiana. O procedimento metodológico adotado na pesquisa se baseou em fontes bibliográficas de algumas obras do autor, em publicações a seu respeito e em referências complementares. Conclui-se, com base na análise das informações estudadas, que as críticas e os desafios apontados por Furtado sobre a necessidade de economistas comprometidos com os problemas nacionais, além da formação adequada e adaptada à realidade brasileira continuam os mesmos na atualidade.

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Referências

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Publicado

2020-12-13

Como Citar

Estevam, D. de O. (2020). Celso Furtado e a formação de economistas . Revista Catarinense De Economia, 3(2), 4–22. https://doi.org/10.54805/RCE.2527-1180.v3.n2.70

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