O processo de internacionalização de empresas de tecnologia de informações

o caso do LinkedIn

Autores

  • Gabriel Guimarães Raupp Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando Seabra Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.54805/RCE.2527-1180.v3.n1.55
Abstract views: 254 / PDF downloads: 227

Palavras-chave:

internacionalização; born global; LinkedIn

Resumo

O objetivo do artigo é analisar as principais teorias referentes à internacionalização de empresas e modos de entrada em novos mercados e verificar como estas formulações podem explicar o crescimento de empresas de tecnologia da informação, com enfoque na empresa LinkedIn. Dessa forma, procede-se uma breve resenha das principais teorias sobre a internacionalização de empresas. Em seguida, descreve-se a história de crescimento do LinkedIn em relação ao seu ingresso e expansão o mercado internacional. Com base na revisão teórica e na trajetória de internacionalização, avalia-se, por fim, a aderência das abordagens teóricas em relação a experiência da empresa. Embora algumas abordagens expliquem parcialmente a expansão do LinkedIn, os princípios da empresa born global são os que melhor explicam tal trajetória. O curto espaço de tempo antes da internacionalização, o caráter inovativo das plataformas social e profissional e a rápida expansão dos investimentos diretos externos confirmam a aplicabilidade dessa abordagem teórica ao caso do LinkedIn.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Seabra, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail:fseabra@ufsc.br

Referências

ANDERSEN, O. Internationalization and market entry mode: A review of theories and conceptual frameworks. MIR: Management International Review: p. 27-42, 1997.
ANDERSEN, P.; AHMAD, S.; CHAN, W. M. Revisiting the theories of internationalization and foreign market entry mode: a critical review. International Journal of Business & Commerce: v. 4, n. 1, p. 37, 2014.
BALL, M. C.; GERINGER, M.; MINOR, M.; MCNETT, J International business: the challenge of global competition. New York: McGraw Hill, 2004.
BYERS, A. Reid Hoffman and LinkedIn. São Francisco: Internet Biographies, 2012.
CANTO, J. T. L. Os determinantes da performance de exportação de empresas born global em Portugal. 2013. 142 F. Tese (doutorado) – Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2013.
CARNEIRO, J. E. T.; DIB, L. A. Avaliação comparativa do escopo descritivo e explanatório dos principais modelos de internacionalização de empresas. Anais... Salvador: ENANPAD, 2006
CHANDLER, D.; MUNDAY, R. Find at oup.com Google preview a dictionary of media and communication (1 Ed.). 2016. DOI: 10.1093/ACREF/9780199568758.001.0001 EISBN: 9780191727979. Obtido em: http://www.oxfordreference.com/view/10.1093/acref/9780199568758.001.0001/acref-9780199568758. Acesso em: 23 fev. 2019.
CLEFF, T.; RENNINGS, K. Are there any first-mover advantages for pioneering firms?: Lead market orientated business strategies for environmental innovation. European Journal of Innovation Management: v. 15, n. 4, p. 491-513, 2012.
COASE, R. The theory of the firm. Econômica, v. 4, n. 16, p. 386-405, 1937.
COMPANY MEWSROOM: LinkedIn Premium services finding rapid adoption. 2019a. Disponível em < https://news.LinkedIn.com/2006/03/LinkedIn-premium-services-finding-rapid-adoption>. Acesso em 18/05/2019.
COMPANY MEWSROOM: LinkedIn expands its presence in the European Market. 2019 b. Disponível em: < https://news.LinkedIn.com/2008/01/LinkedIn-expands-its-presence-in-the-european-market> e acessado em 18/05/2019.
CYRINO, A, B.; BARCELLOS, E. P. Estratégias de internacionalização: evidências e reflexões sobre a empresa brasileira. In: TANURE, B.; DUARTE, R. G. (ORG.). São Paulo: Saraiva, 2006.
DOMINGUINHOS, P.; SIMÕES, V. C. Portuguese born globals: na exploratory study. Artigo apresentado na 27a Conferência da EIBA, Paris, 13/15.12.2001.
DUNNING, J. H. Multinational enterprises and the global economy (Ed. 2). Edward Elgar Pub, 2008.
FIGUEROA, L. E. O.; REYNOSO, C. F. Intangible resources as a determinant of accelerated internationalization. Global Journal of Business Research–GJBR, v. 4, n. 4, p. 95-105, 2010.
FORSGREN, M.; HOLM, U.; JOHANSON, J. Division headquarters go abroad – a step in the internationalization of the multinational corporation. Journal of Management Studies: v. 32, n. 4, p. 475-491, 1995. DOI:10.1111/j.1467-6486.1995.tb00785.x.
GEDO, T. A behavioral economics approach to internationalization of born global firms: An Exploratory Investigation. A Thesis Submitted to THE UNIVERSITY OF MANCHESTER for the degree of Doctor of Philosophy in the FACULTY OF BUSINESS ADMINISTRATION. MANCHESTER BUSINESS SCHOOL. 2011. Disponível em: https://search.proquest.com/openview/df357f82b46223f90274774c8bb5e231/1?pq-origsite=gscholar&cbl=51922&diss=y. Acesso em: 17 ago. 2020.
HILL, C. W. L.; WEE, C. H; UDAYASANKAR, K. International business: An Asian Perspective 10 Ed. Nova Deli: McGraw-Hill, 2012.
HOLLENSEN, S. Essentials of global marketing. Pearson Education, 2008.
HYMER, S. H. The international operations of national firms. A study of direct foreign investment. M.I.T. Press, 1976.
IRELAND, I. LinkedIn establishment of International headquarters in Dublin welcomed by IDA Ireland. 2010. Disponível em: <https://web.archive.org/web/20121025045354/http://www. idaireland.com/newsmedia/pressreleases/LinkedIn-establishment-of/>. Acesso em: 23 fev. 2019.
ITA – THE INTERNATIONAL TRADE ADMINISTRATION. Software and information technology spotlight: the software and information technology services industry in The United States. 2015. Obtido em: https://www.selectusa.gov/software-and-information-technology-services-industry-united-states. Acesso em: 23 fev. 2019.
JOHANSON, J. MATTSSON, L. G. Marketing investments and market investments in industrial networks. International Journal of Research in Marketing: v. 2, n. 3, p. 185-195, 1985. DOI: https://doi.org/10.1016/0167-8116(85)90011-4.
JOHANSON, J; VAHLNE, J. E. The internationalization process of the firm – a model of knowledge development and increasing foreign market commitments. Journal of International Business Studies: v. 8, p. 23-32, 1997. DOI: https://doi.org/10.1057/palgrave.jibs.8490676.
JOHANSON, J.; VAHLNE, J. E. The mechanism of internationalism. International Marketing Review: v. 7, n. 4, dez. 1990. DOI: 10.1108/02651339010137414
KERIN, R. A; HARTLEY, S.W; RUDELUS. W. Marketing: the core. 5 Ed. Nova York: McGraw-Hill, 2013.
KERIN, R. A., VARADARAJAN, P. R.; PETERSON, R. A. First-mover advantage: a synthesis, conceptual framework, and research propositions. Journal of Marketing, v. 56 n. 4, p. 33–52, 1992. https://doi.org/10.1177/002224299205600404. Acesso em: 22 mai. 2020.
KNIGHT, G. A.; CAVUSGIL, S. Tamar. Innovation, organizational capabilities, and the born-global firm. Journal of international business studies, v. 35, n. 2, p. 124-141, 2004.
LOS ANGELES TIMES. Professional networking site LinkedIn valued at $1 billion. 2008. By: Jéseica Guynn. Disponível em: <https://www.latimes.com/business/la-fi-LinkedIn18-2008jun18-story.html>. Acesso em: 23 fev. 2019.
LINKEDIN CORPORATE COMMUNICATIONS TEAM. LinkedIn reaches 200 million members worldwide. 2012a. Disponível em: <https://news.LinkedIn.com/2013/01/LinkedIn-reaches-200-million-members-worldwide>. Acesso em: 25 fev. 2019.
LINKEDIN CORPORATE COMMUNICATIONS TEAM. LinkedIn opens new office in Brazil. 2012b. Disponível em: <https://news.LinkedIn.com/2013/07/LinkedIn-opens-new-office-in-brazil>. Acesso em: 25 fev. 2019.
LINKEDIN. NEWSROOM, COMPANY. Sequoia capital “link in” with $ 4.7 million investiment. 2003. Disponível em:<https://news.LinkedIn.com/2003/11/sequoia-capital-links-in-with-47-millioninvestment>. Acesso em: 23 fev. 2019.
LINKEDIN NEWSROON, COMPANY. LinkedIn to create 100 new jobs in Dublin. 2011. Disponível em: <https://news.LinkedIn.com/2011/03/LinkedIn-to-create-100-new-jobs-in-dublin>. Acesso em: 10 jun. 2019
LUCKERSON, V. Why China is a nightmare for American internet companies. 2014. Obtido em: https://time.com/10178/why-china-is-a-nightmare-for-american-internet-companies/. Acesso em: 20 jun. 2019.
MAKE A Website Hub: 60+ social networking sites you need to know about. 60+ Social Networking Sites You Need to Know About. 2018. Disponível em: <https://makeawebsitehub.com/social-media-sites/>. Acesso em: 23 fev. 2019.
MALHOTRA, N. K.; AGARWAL, J.; UGALDO, F. M. Internationalization and entry modes: a multitheoretical framework and research propositions. Journal of International Marketing: winter 2003, v. 11, n. 4, p. 1-31.
MARIANO, A. M.; CRUZ, R. G.; SANTOS, M. R; FALCÃO, F. S. Fatores-chave para o sucesso das born global: comparação entre a teoria e a prática. Brasília: Universitas Relações Internacionais, p. 89-102, 2016. Obtido em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=2ahUKEwjO8tr28KfiAhWOK7kGHaITCZEQFjAAegQIABAC&url=https%3A%2F%2Fwww.publicacoesacademicas.uniceub.br%2Frelacoesinternacionais%2Farticle%2Fdownload%2F3996%2F3081&usg=AOvVaw3kmdgb4jC0rpWAATAIifRt. Acesso em: 19 mai. 2019.
MSCI E S&E GLOBAL (USA). Global industry classification standard – GICS. 2018. Obtido em: https://www.spglobal.com/marketintelligence/en/documents/112727-gics-mapbook_2018_v3_letter_digitalspreads.pdf. Acesso em: 23 fev; 2019.
OVIATT, B. M.; MCDOUGALL, P. P. Toward a theory of international new ventures. Journal of international business studies, v. 25, n. 1, p. 45-64, 1994.
PESSOA, E.; MARTINS, M. Revisitando a teoria do ciclo produto. Revista de Economia Contemporânea. Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 307-329, mai./ago. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rec/v11n2/a05v11n2.pdf. Acesso em: 17 ago. 2020.
SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO À MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Confira as diferenças entre microempresa, pequena empresa e MEI. Disponível em http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-as-diferencas-entre-microempresa-pequena-empresa-e-mei,03f5438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD, acesso em 19-05-2019
SHINDE, S. LinkedIn's first Asia-Pac office in India. 2013. Mumbai, Business Standard. Disponível em: <https://www.business-standard.com/article/technology/LinkedIn-s-first-asia-pac-office-in-india-109121700047_1.html>. Acesso em: 23 fev. 2019.
SILVA, D. R. M. Internacionalização born global: perspectivas para um novo modelo de desenvolvimento das empresas nacionais. In: I Circuito de debates acadêmicos das ciências humanas e II Conferências do Desenvolvimento, 2011. Anais... Brasília: Associações de Pós-Graduação e IPEA, 2012.
SUAREZ, F. F.; LANZOLLA, G. Considerations for a stronger first mover advantage theory. The academy of management review: v. 33, n.1, p. 269-270, 2008. DOI: 10.5465/AMR.2008.27752960.
TOYNE, B.; WALTERS, P. G. P. Global marketing management: a strategic perspective (2 Ed.). Boston: Allyn and Bacon, 1993.
VON KROGH, G.; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Facilitando a criação de conhecimento. Diadema: Campus, 2001.
VERNON, R. International investment and international trade in the product cycle. The Quarterly Journal of Economics. V. 80, n. 2, p. 190-207, mai. 1996. DOI: https://doi.org/10.2307/1880689.
VIANNA, N. W. H.; ALMEIDA, S. R. A decisão de internacionalizar. Revista Eletrônica de Negócios Internacionais. Brasil, p. 1-21, 2012. ISSN 1980-4865. DOI: Obtido em: http://internext.espm.br/internext/article/view/121. Acesso em: 23 fev. 2019.
WEINER, J. LinkedIn in China: Connectinh the world´s professionals. 2014. Obtido em: https://www.LinkedIn.com/pulse/20140224235450-22330283-LinkedIn-in-china-connecting-the-world-s-professionals. Acesso em: 20 fev. 2019.
WILLIAMSON, O. E. The economic institutions of capitalism: firms, markets and relational contracting. New York: The Free Press, 1985.

Downloads

Publicado

2020-08-25

Como Citar

Guimarães Raupp, G., & Seabra, F. (2020). O processo de internacionalização de empresas de tecnologia de informações: o caso do LinkedIn. Revista Catarinense De Economia, 3(1), 170–196. https://doi.org/10.54805/RCE.2527-1180.v3.n1.55

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.