Infraestrutura e crescimento econômico regional: o efeito da pavimentação de rodovias interestaduais sobre a atividade econômica municipal na Região Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.54805/RCE.2527-1180.v1.n1.4Palabras clave:
rodovias interestaduais, crescimento econômico local, investimentos em infraestruturaResumen
Em grande parte dos estudos os autores mostram que os investimentos públicos e privados em infraestrutura têm um papel relevante no processo de crescimento e desenvolvimento econômico de um país ou região. No contexto regional a implantação e o funcionamento de infraestruturas de transporte podem gerar mudanças significativas na dinâmica econômica local. O objetivo do estudo é avaliar e mensurar os efeitos da pavimentação das BR 101 e BR116 sobre o crescimento econômico local da Região Sul do Brasil no período de 1970 até 2008, o que responde a seguinte questão ou aborda o seguinte problema de pesquisa: quais seriam os impactos econômicos da pavimentação das rodovias interestaduais, BR 101 e BR 116, sobre os grupos de municípios da Região Sul, afetados pelas rodovias? A metodologia utilizada para estimar os impactos foi à regressão de dados em painel, sendo que ao aplicar os testes de Breusch-Pagan e de Hausman, o método de estimação pressupondo a existência de efeitos fixos em cross-sction se mostrou superior ao método por efeitos aleatórios. Dentre os resultados obtidos destaca-se o impacto negativo das rodovias interestaduais sobre o desempenho do setor da administração pública nos municípios cortados e do setor agropecuário nos municípios adjacentes, abaixo da mediana do grupo de controle, o que sugere uma realocação de recursos dos setores agropecuário e de serviços da administração pública para os setores industrial e de serviços. Os impactos sobre as outras atividades econômicas foram positivos, com superioridade dos municípios cortados sobre os adjacentes, e estes sobre o grupo de controle.
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